Conversando com empresários de diversos setores, em especial o varejo, tem se percebido que o sentimento em relação a 2018 foi parecido entre todos. Foi um ano de muitas expectativas não concretizadas. Diferente dos anos anteriores, quando a expectativa era negativa, em 2018 aventávamos um ano bom, com bom resultados. Infelizmente, com o adiamento das reformas, Copa do Mundo e eleições, não foi possível fazer melhor.
2019 é diferente, pelo menos nas expectativas. O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela FGV, atingiu em novembro de 2018 o maior valor desde o início de 2014.
Com as esperadas reformas e um novo governo, os empresários no geral acreditam que a economia responderá positivamente e veremos nossos negócios crescerem.
Na pesquisa realizada pelo InfoVarejo e direcionada a empresários do setor, uma das perguntas era: quais são as principais prioridades do varejista para 2019? Na questão, era necessário escolher três dos itens apontados.
Em primeiro lugar ficou o aumento de vendas, com 77% dos empresários do comércio indicando essa resposta. Em seguida, reduzir despesas na lista de 58% dos varejistas, comprar melhor com 41% e reduzir perdas e quebras, 36%. E em quinto lugar, melhorar a capacitação da equipe com 33%.
Para visualizar melhor:
Conhecendo estes dados a pergunta que fica no ar é: O que devemos fazer para realizar todas estas etapas? Com certeza este é o objetivo de muitos. Resolveria grande parte das dificuldades enfrentadas pelo setor.
Temos um árduo trabalho pela frente e para um pontapé inicial, com base nesses 5 temas, veja no texto completo as tendências e ferramentas que estão sendo utilizadas em cada uma das prioridades, clicando aqui.
Fonte: InfoVarejo