Você tem a sensação que seus concorrentes estão conseguindo aumentar o fluxo de clientes com várias promoções e você parece estar parado? Então, este texto, é para você!
Você pensa em fazer uma promoção e não sabe qual a melhor forma de começar?
São tantas formas de fazer promoção, e muitas dúvidas podem surgir durante o processo que fica difícil mesmo definir o ponto de partida.
As campanhas promocionais são as principais responsáveis por trazerem novos clientes, recompensar clientes fiéis e impulsionar produtos que sejam lançamento ou que precisam de giro.
Algumas dicas ao criar a sua promoção podem fazer toda a diferença na eficácia dos resultados:
1. Defina o objetivo da campanha promocional
Sempre que você iniciar uma promoção, o objetivo deve estar bem definido, pois ele vai determinar quais tipos de estratégias você vai adotar e quais as melhores formas de colocá-las em prática.
Colocar a promoção em prática não é uma tarefa fácil e nem se restringe no ato de reduzir os preços dos produtos. É preciso pensar no objetivo.
Você está fazendo uma campanha promocional com qual finalidade?
– Vender os produtos que estão parados no estoque?
– Quer atrair novos clientes?
– Está lançando uma nova coleção ou um novo produto ou serviço?
– Quer ganhar publicidade?
– Quer alavancar a venda de outros produtos/serviços que não estão na promoção?
Promoções são ótimas estratégias para resolver os problemas acima, além de muitos outros que variam de acordo com a realidade de cada negócio.
2. Conheça o público-alvo
É necessário definir e analisar o seu público-alvo. Investigar para descobrir quais seus hábitos de consumo, em quais redes sociais eles estão, como preferem ser notificados sobre as promoções e que tipo de produtos/serviços estão buscando.
Esta é a garantia de que sua campanha atingirá os resultados esperados e que seu dinheiro não será perdido. Isso evita também que eles se sintam incomodados e que possam considerar a sua promoção como um spam.
3. Use a persuasão para convencê-lo, mas ofereça valor
Não é porque você lançou uma promoção que vai chover clientes e que irão comprar um monte de produtos mais baratos.
O consumidor só perceberá valor em uma promoção caso ela seja realmente relevante para os seus interesses.
Você deve criar um valor no seu produto/serviço que faça com que o consumidor pense “eu realmente preciso disso!” Mostre aos seus clientes o motivo deles precisarem de verdade, não focando apenas no preço ou desconto e sim nos atributos e vantagens do produto/serviço.
Pequenas ações como personalização de e-mails e o uso de uma linguagem mais leve podem contribuir para o valor agregado, fazendo com que o consumidor se sinta uma parte importante e especial e não veja sua promoção como mais uma das tantas que querem empurrar algum produto/serviço.
Uma outra forma de fazer isso é descobrir quais mercadorias o cliente busca e oferecer descontos progressivos, mix de produtos, compras relacionadas, para que assim ele compre dois ou mais itens de uma única vez.
4. Acompanhe o calendário do varejo, mas não se prenda só a ele
Você não é obrigado a fazer promoções somente nas datas muito populares acompanhando a grande maioria. Inove e faça promoções em datas não tão populares mas que tem a ver com o seu negócio.
É possível adaptar a ação para os outros 365 dias do ano. Não se prenda só as grandes datas comemorativas esperadas como Dias da Mães, Dias dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, o que impacta em um aumento nas vendas somente durante esses períodos.
Fique de olho também nas datas que foram importadas do calendário americano e vem sendo cada vez mais fortes no Brasil, como o Black Friday e o Boxing Day.
Por que não aproveitar uma época onde as vendas não são tão altas, criar valor a partir de uma data interessante e caprichar na promoção?
5. Prazo da promoção pode ser seu aliado e deve ser bem estabelecido
A essência de uma promoção está na sensação de urgência que ela provoca na vida do cliente. Então, se as ações durarem por muito tempo, a sensação será perdida e as pessoas não enxergarão a vantagem e podem até se sentir enganadas.
Defina um calendário referente à promoção e faça questão de divulgá-lo. Não é preciso expor a data limite exata, porém deixe claro que o período é limitado e que é preciso correr para conquistar aquele produto.
6. Valorize os clientes fiéis
Manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar um novo. Lembre-se que o cliente que é fiel à sua marca voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.
Aproveite essa devoção indo além do simples relacionamento, fazendo com que esses consumidores se sintam exclusivos e tornem-se verdadeiros promotores da sua marca.
Os programas de fidelidade podem ser uma forma simples de manter o relacionamento. Soluções baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas são uma excelente forma de reconhecer aquele cliente fiel que valoriza a sua marca e contribui para o seu crescimento.
7. Cliente inativo sempre pode voltar
Aqueles consumidores que já se interessaram por sua marca, mas não compram há algum tempo, seja por desconhecimento, por falta de oportunidade, ou por alguma outra razão pessoal, podem voltar a consumir.
Você deve lembrá-los de sua empresa. Reative a conversa com esse público, enviando um e-mail oferecendo um vale presente ou um cartão de desconto como incentivo, mostrando que sentiu sua falta e que ele é um cliente importante.
8. A divulgação é uma das partes mais importantes do processo
Não há como uma promoção dar resultado se ninguém ficar sabendo que ela existe.
Por isso, é importante investir pesado em canais de divulgação já definidos no início da campanha.
Você deverá analisar quanto tem para investir para decidir em quais canais divulgar. Alguns tipos de anúncio é uma opção cara e inviável na realidade de muitas empresas, então, uma opção muito interessante e com valores menores são as estratégias digitais.
As redes sociais podem ser fortes aliados em sua estratégia. Utilize página no Instagram, divulgue no Facebook, mande inbox para seus amigos, use o WhatsApp Business: crie uma boa estratégia nas redes sociais.
Nos casos de lojas físicas, invista pesado em visual merchandising. Capriche na vitrine e pense na possibilidade de trabalhar com panfletagem.
Use todas as estratégias que estão ao seu alcance para fazer com que as pessoas vejam a sua marca, e não desanime. Com uma boa ação e planejamento estratégico, você alcançará bons resultados e não será necessário gastar um valor exorbitante.