O que é o BACKUP?
BACKUP é uma cópia de segurança dos seus dados. E um procedimento indispensável para o funcionamento do seu sistema de computadores, pois é a única forma de recuperar informações em caso de pane tanto na parte de Hardware (Equipamentos) quanto dos Softwares.
Novidades em Backup
Você provavelmente já ouviu falar no termo “salvar na nuvem”. Essa expressão já é usada há alguns anos e utilizada ao salvar fotos, documentos, vídeos, programas e qualquer outro tipo de informação de maneira supersegura por meio da internet. Além disso, outra característica bastante marcante de trabalhar com arquivos dessa maneira é o backup em nuvem.
Quando você salva algum arquivo na nuvem, ele vai para um local chamado datacenter, que são instalações seguras — física e digitalmente. Quando a informação está salva lá, você consegue fazer o download do arquivo em qualquer lugar, seja em celular, computador ou tablet, desde que tenha internet.
Diferenças entre backup em nuvem e local
O backup em nuvem ainda não é uma realidade para todas as pessoas. Muitos ainda optam por usar mídias físicas, como pendrive ou um HD para salvar os dados, e é preciso ficar atento para qual atende melhor às suas necessidades.
Armazenamento local
Salvar os seus arquivos em uma mídia física tem, sim, os seus benefícios. Além de poder acessá-los de maneira mais rápida (já que não depende da velocidade da internet), você não precisa estar online para fazer o backup.
No entanto, está bem longe de ser o método mais seguro. Isso porque problemas em aparelhos eletrônicos não são uma novidade, e é possível acordar um dia e descobrir que seu HD queimou e que você perdeu alguma informação que estava somente lá.
Além disso, são comuns os casos de pessoas que esqueceram de salvar uma informação nova no HD e acabaram perdendo-a no dia seguinte. O upload de dados precisa ser diário.
Um HD externo está suscetível a vários problemas externos e digitais que nem sempre podem ser evitados.
Armazenamento na nuvem
Embora dependa da internet, salvar seus arquivos na nuvem é, hoje, a maneira mais segura para não perder dados. Um bom serviço tende a ser bastante seguro, tanto física quanto digitalmente — prevenindo contra ataques de hackers.
Além disso, é muito mais acessível, já que você pode upar ou baixar um arquivo novo de qualquer lugar em qualquer aparelho.
Vantagens de um backup em nuvem
Dados corrompidos, roubos e problemas eletrônicos acontecem diariamente, e é muito importante estar prevenido para não perder tudo e ter que quase fechar (ou até fechar) a sua empresa, como já aconteceu em alguns casos. Outras vantagens são economia, pois há disponível no mercado, espaços com preços acessíveis mensais, praticidade de não precisar utilizar mídias e poder acessar de qualquer local e a centralização onde todos tem acesso simultâneo à informações.
Tem que fazer
Independente do método escolhido, é imprescindível fazer.
Nunca sabemos quando alguma falha ou erro irá acontecer. Por isso é bom manter o backup sempre atualizado dos dados importantes como o banco de dados do sistema gerenciador de sua empresa, fotos, imagens, planilhas, textos, documentos, etc.
Calcule bem a frequência da realização dos Backups pois as informações são recuperadas com todas as alterações até o momento em que ele foi realizado. Tudo o que foi feito após este momento deverá ser refeito.
Segurança
Quem optar por backup na nuvem deve saber que um bom serviço conta com segurança para proteger não somente o servidor, mas também as informações que você upou. Dessa forma, eles costumam fazer um backup do seu próprio serviço de backup.
Mas para quem utilizar o armazenamento local, deverá realizar testes periódicos nos backups gravados para saber se os mesmos estão funcionando corretamente.
Em ambos os casos deverá dedicar um tempo para escolher o serviço certo ou fazer de forma correta para quando precisar não ficar de mãos vazias.
Fonte:
Terra Empresas
Datamais