“Estou recebendo das operadoras de cartões todos os valores das vendas que realizo?”. Essa é uma pergunta comum entre proprietários de estabelecimentos comerciais.
No período de 2011 a 2013, as vendas realizadas utilizando cartões como meio de pagamento cresceram, segundo estudos, em torno de 30% na quantidade de transações e 39% em valor total.
Esse incremento já foi percebido pelo comércio em geral e é bem recebido pela grande maioria de comerciantes e clientes.
Porém, a grande quantidade de transações realizadas apresenta um problema adicional na gestão dos estabelecimentos comerciais: a conciliação entre as vendas efetuadas e o efetivo recebimento dos valores nas datas esperadas.
Em meio a milhões de transações não é seria surpreendente se algumas foram extraviadas, canceladas pelo cliente ou por alguma outra razão não sejam registradas ou creditadas na conta-corrente do estabelecimento.
Para os estabelecimentos, o custo de conferir/conciliar todas as transações torna-se elevado, e por esse motivo muitos acabam negligenciando esta importante rotina, ocasionando perdas financeiras difíceis de serem mensuradas.
A tecnologia da informação é ideal para resolver, com uma excelente relação “custo x benefício”, essa questão tão importante.
Um bom sistema informatizado ajuda no controle e gerenciamento dos créditos existentes e de seu efetivo recebimento, garantindo assim maior tranquilidade na gestão do negócio.