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NF-e 4.0: Fique por dentro das mudanças

Você certamente já deve ter ouvido falar na NF-e 4.0, certo? Afinal, é um modelo atualizado da nota fiscal eletrônica (NF-e) que precisa ser renovado constantemente para atender às novas demandas que vão surgindo. Isso acontece porque, de tempos em tempos, a Secretaria da Fazenda faz alterações estratégicas neste documento fiscal com o objetivo de melhorar a fiscalização e facilitar o dia a dia de quem o emite. Então, se você produz e vende produtos, fique atento a este artigo!

Quais são as principais mudanças da NF-e 4.0?
Entre as principais novidades está a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, sendo vedado o uso do protocolo SSL como padrão de comunicação, como vinha ocorrendo. Dessa maneira, é possível garantir maior segurança ao processo, o que não ocorria antes devido à vulnerabilidade do protocolo SSL.

Está prevista também a modificação nos campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para operações internas ou interestaduais com Substituição Tributária (ST) . O layout da NF-e será alterado para identificar o valor referente ao percentual de ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza, previsto no artigo 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, que não são atendidas pelos campos criados no Grupo de Tributação do ICMS para o estado de destino.
Outra informação importante que será alterada é o campo indicador da forma de pagamento. Agora, passará a integrar o Grupo de Informações de Pagamento, que, por sua vez, prevê o preenchimento com dado sobre o valor de troco. Além disso, será preciso informar qual o meio de pagamento utilizado, como dinheiro, cheque, cartão de crédito ou de débito, vale alimentação, entre outros.

Também aparecem entre as novidades da NF-e 4.0 as seguintes modificações:
Nas regras de validação de atendimento a novos campos ou a novos controles; No Grupo Identificação da Nota Fiscal Eletrônica, o campo indicador de presença (indPres) agora pode ser preenchido com a opção 5 (operação presencial, fora do estabelecimento), que é o que ocorre no caso de venda ambulante; O Grupo X – Informações do Transporte da NF-e será alterado com a criação de novas modalidades de frete (id: X02), como transporte próprio por conta do remetente ou transporte próprio por conta do destinatário; Será criado um novo grupo chamado rastreabilidade de produto (Grupo I80). Ele vai permitir rastrear qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, como é o caso de defensivos agrícolas, itens veterinários, odontológicos, medicamentos, bebidas, águas envasadas e embalagens; Por fim, quando se trata de medicamentos, o código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser informado em campo específico que estreia nesta versão do documento.

Qual o prazo para a mudança?
Como você pode ver, serão muitas mudanças e é preciso estar atento às datas para que a sua empresa se adapte a elas e não sofra nenhuma consequência.

As mudanças para a NF-e 4.0 são motivos de preocupação?
Não. Boa parte das alterações previstas são técnicas. Portanto, se você utiliza um sistema confiável para emitir nota fiscal, não há com o que se preocupar. Isso porque ele irá se adaptar à mudança automaticamente. Agora, se esse sistema for ultrapassado, que tal aproveitar a oportunidade e migrar para uma tecnologia que acompanhe as modificações do mercado?

Existem emissores gratuitos no mercado, mas é importante atenção redobrada e conferir todas as funcionalidades disponíveis para atender com eficiência a gestão de notas fiscais de acordo com o porte da sua empresa.

Fonte: Contábeis

Combate à sonegação

Máquinas não fiscais que não atendem às especificações legais serão inutilizadas nesta quarta-feira (7), em Lages.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) realiza nesta quarta-feira (7), a partir das 15h, em Lages, a destruição de 84 máquinas apreendidas em operações fiscais em todo o Estado no último ano. Os aparelhos que serão inutilizados são registradoras não fiscais usadas pelos comerciantes. Estes equipamentos não atendem as especificações legais, o que na prática leva a sonegação de impostos e concorrência desleal.

Diretor de Administração Tributária da SEF, o auditor fiscal Rogério Mello explica que o uso destas máquinas é ilegal e vem sendo coibido pelo Grupo Especialista Setorial em Automação Comercial (GESAC), que estará reunido em Lages entre os dias 5 e 10 de março justamente para discutir novas estratégias de combate à sonegação. “As transações realizadas nestes aparelhos não entram no sistema da Secretaria de Estado da Fazenda e dificultam o controle fiscal”, observa o diretor, que participa do evento de destruição em Lages.

Não há como calcular o prejuízo que o uso destas máquinas causou aos cofres públicos. Os comerciantes flagrados utilizando os aparelhos ilegais tiveram de pagar multa de R$ 3 mil e instalar o ECF – Emissor de Cupom Fiscal (leia mais abaixo). Os antigos equipamentos serão destruídos com um rolo compressor da Prefeitura de Lages. O entulho será coletado pela Eco Centro Sul, que trabalha com a reciclagem de materiais eletrônicos – é lá que ocorre a separação e o reaproveitamento de metal e peças.

O que é o ECF

O Emissor de Cupom Fiscal – ECF é um equipamento de automação comercial utilizado para emitir os documentos fiscais de venda no varejo, adotado pela Fazenda de Santa Catarina desde a década de 1990.

O Programa Aplicativo Fiscal – PAF/ECF é um software utilizado para automatizar o registro das vendas e comandar a impressão de documentos fiscais por meio do ECF. De tempos em tempos as versões do aplicativo são atualizadas, seguindo as especificações de requisitos e funcionalidades determinadas pelo fisco.

Fonte: SEF

LinkedIn Ads: Descubra se vale a pena utilizar a plataforma para divulgar seu negócio

Se você tem um projeto ou um negócio, é provável que já tenha pensado em divulgá-lo usando algum meio digital. Quando pensamos em anúncios online, muitas vezes o que vem em nossa cabeça são as propagandas que vemos no Facebook, Instagram ou Google Adwords. Porém, atualmente, os anúncios no LinkedIn Ads têm ganhado força entre os profissionais de marketing digital.

Alguns números sobre o LinkedIn

  • Mais de 545 milhões de usuários do mundo inteiro
  • Mais de 26 milhões de brasileiros cadastrados
  • Cerca de 7 milhões de empresas presentes na plataforma

Além dos números impressionantes, o LinkedIn é uma mídia social voltada aos negócios. Diferentemente do Facebook ou Instagram, em que as pessoas estão conectadas para se distrair ou ver as atualizações dos amigos, no LinkedIn estão presentes aqueles que procuram uma oportunidade de emprego, desejam fazer networking (indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém) e, claro, conhecer soluções e negócios inovadores.

LinkedIn para anúncios B2B (Business to Business)
Os anúncios do LinkedIn são grandes aliados para empresas que trabalham vendendo produtos ou serviços diretamente para outras empresas. Como a mídia social é voltada aos negócios, profissionais de diversas áreas estão sempre acessando ao feed de notícias.

Sendo assim, é possível que você encontre a diretora de RH que está precisando adquirir uma solução para organizar seu quadro de funcionários, ou a gerente de marketing que precisa de uma agência especializada para realizar um evento da empresa. Isto é: é muito provável que você encontre alguém que precise exatamente do que você vende, dentro do LinkedIn!

LinkedIn para anúncios B2C (Business to Consumers)
Mas se engana quem pensa que o LinkedIn serve apenas para anúncios B2B. Empresas que trabalham com consumidores finais também podem se beneficiar com a publicidade na plataforma.

O LinkedIn possui diferentes opções de divulgação que se adequam a várias necessidades apresentadas pelas empresas anunciantes. Para as empresas B2C, que desejam anunciar nessa plataforma, é muito interessante entender qual tipo funciona melhor com seu público para ter uma maior garantia de sucesso.

O sucesso dos anúncios no LinkedIn
É preciso estudar onde está o seu público e realizar testes para descobrir qual mídia social funcionará melhor para o seu negócio. Também é essencial que, ao escolher uma plataforma para divulgação, você entenda corretamente como utilizá-la.

Fonte: Blog da Alura

O que é Gestão?

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O objetivo da gestão é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

Seguem algumas dicas para sua gestão:

1. Faça um planejamento financeiro
Um item fundamental para o sucesso do controle de contas da empresa é a adoção do planejamento financeiro. É importante ter uma planilha que mostre todas as despesas fixas da empresa, para que o gestor possa programar quais serão os gastos do período e quais as entradas de capital. Esse controle também pode ser obtido através da implantação de um software, tornando o processo mais simples e ágil.

2. Seja organizado
A boa organização permite o desenvolvimento de relatórios e atesta maior confiabilidade nas informações que você irá analisar para se planejar e controlar melhor as finanças. Dessa forma, fica mais fácil “prever” o que irá acontecer financeiramente, e garante que a empresa não passará por apertos para saldar os seus compromissos.

3. Realize o controle de todos os gastos
Para o planejamento ter êxito, é importante que o controle financeiro de gastos seja feito, para que você possa assegurar os bons resultados. Isso só será alcançado se seu negócio vender e, consequentemente, receber mais do que gastar. Dessa forma, é preciso manter o controle dos gastos fixos e dos gastos variáveis, e fazer uma análise diária do fluxo de caixa, de forma que sempre existam recursos para honrar seus compromissos.

4. Pague as contas em dia
Uma das maneiras de evitar gastos sem necessidade (juros e multas) é procurar quitar as despesas em dia. Dessa forma, você precisa ter o fluxo de caixa da empresa atualizado, para poder garantir o pagamento das contas sem atrasos.

Caso seu empreendimento não esteja em boas condições financeiras, e se encontre, por exemplo, com despesas em aberto, verifique quais delas podem ser negociadas com os credores, para diminuir o valor de juros e multas a ser pago.

5. Antecipe pagamentos que ofereçam desconto
É sempre inteligente verificar se há contas que oferecem descontos para pagamentos feitos antes da data de vencimento. O pagamento antecipado, além de gerar economia de recursos, faz com que sua empresa conquiste crédito e boa imagem perante os seus fornecedores.

6. Cuide para que não haja endividamento
Você precisa ter bastante cuidado com a possibilidade de endividamento de seu negócio. A regra básica de uma boa gestão financeira é gastar menos do que se ganha.

Por isso, o gerenciamento das informações referentes às contas a pagar deve ser feito de forma sistemática. A dívida da empresa precisa ser controlada, para que as contas não se tornem impagáveis por falta de geração de recursos.

7. Negocie com seus credores
Com todas as informações organizadas e a análise de relatórios feita, é possível que você consiga prever se haverá um momento em que o fluxo de caixa da empresa não conseguirá honrar suas dívidas.

Para evitar problemas junto a seus fornecedores e evitar o acúmulo de juros, você pode negociar a mudança nos prazos para pagamentos de determinadas contas, evitando que haja necessidade de tomar empréstimos e se endividar ainda mais.

O bom controle das entradas e das saídas da empresa contribui para que todos os compromissos sejam honrados e que haja sobra de capital para ser reinvestido na empresa, garantido o crescimento do seu negócio.

Fonte: guiaempreendedor

Programa de fidelidade: o que você precisa saber antes de implantar um

Atrair um cliente para seu negócio, seja ele um e-commerce, uma loja física ou uma empresa de prestação de serviços, dá trabalho. Todo empreendedor sabe disso. Mas, uma vez que o cliente experimentou o que você tem para oferecer, como fazer com que ele volte?

Para reter esse cliente e fazer com que ele continue dando preferência ao seu negócio, existem várias estratégias. Uma delas é estruturar um programa de fidelidade. Mas ele não pode ser a salvação da relação com o cliente.
Em qualquer empresa, o programa de fidelidade pode ser a principal ferramenta de relacionamento com o cliente, ou pode ser apenas mais um componente dessa estratégia. A ideia por trás dele é dar incentivos às pessoas para se relacionarem mais com a marca e mudar padrões de comportamento, como estimular a compra de mais itens ou uma compra mais frequente. Os benefícios devem favorecer as duas partes do negócio: a empresa, que conquista a preferência do consumidor, e o consumidor, que enxerga no relacionamento com aquela empresa alguma vantagem, seja porque vai economizar ou porque terá acesso a benefícios exclusivos.

Há dois formatos principais de programa de fidelidade:
Benefícios cumulativos: o cliente acumula pontos, por exemplo, para ter acesso a alguma vantagem após um período de tempo. Programas de cartões de crédito ou serviços como Dotz, Multiplus e Smiles entram nessa classificação;
Benefícios instantâneos: é dado no momento da compra. Poder ser um brinde, um desconto ou uma oferta do tipo leve mais, pague menos. É o tipo de programa adotado em muitas livrarias, drogarias e varejo supermercadista. Além disso, há algumas empresas interessantes surgindo, como a Méliuz, brasileira que usa o formato de cashback. O site disponibiliza gratuitamente cupons de desconto de lojas online e devolve parte do valor gasto nas compras.

Não há uma regra para definir qual o melhor formato. Isso vai depender do momento da empresa, perfil do portfólio e característica do consumidor ou comprador: a empresa consegue oferecer um benefício instantâneo? Ou prefere estruturar um programa cumulativo? Também é possível mesclar os dois formatos.
No caso de benefícios cumulativos, quanto menor for a distância entre a compra e o resgate do benefício, melhor. Mas, é claro, se você está pensando em estruturar um programa de fidelidade na sua empresa, o formato vai depender, antes de mais nada, do cliente que você quer atingir. Eis uma parte fundamental na criação de uma estratégia de fidelização: qual é o público que precisa ser fidelizado e o que motivará a mudança de comportamento dessas pessoas ou empresas?
A seguir, confira um passo a passo para pensar em um programa de fidelidade.


Defina o objetivo do programa
Sua empresa precisa ter respostas muito claras para as perguntas “onde estamos?” e “para onde queremos ir?”. São essas respostas que ajudarão a definir quais são os propósitos de um programa de fidelidade. A empresa precisa aumentar a base de cliente ou aumentar o tíquete médio? Precisa gerar engajamento com a marca ou melhorar as vendas? Quer melhorar o relacionamento com fornecedores? Como o programa vai se encaixar nesses objetivos?


Conheça o seu “shopper” (shopper = responsável pela compra de um determinado produto enquanto consumidor = responsável pelo uso/consumo do produto)
Com o objetivo definido, é hora de saber quem são as pessoas ou empresas que o programa vai tentar atingir. O que a empresa ou a pessoa que faz negócio com você procura? Qual é a jornada de compra? Por quais benefícios ela pode se interessar? Quais são os incentivos certos para atingir os objetivos que foram definidos? O que vai ser relevante para transformar o comportamento do cliente? Saber com quem sua empresa está falando é fundamental para o sucesso do programa.

Para encontrar os incentivos certos, a primeira tarefa é estudar o consumidor.


Aprenda com erros e acertos
O histórico no Brasil não é favorável. Grandes empresas já estruturaram programas de fidelidade que não deram certo. Essas falhas não precisam ser um desincentivo, elas podem ser um aprendizado. Olhe o que funcionou e o que não funcionou para não cometer os mesmos erros.


A equipe
Quem serão as pessoas responsáveis pelo programa de fidelidade na sua empresa? Isso varia muito de acordo com a estrutura do negócio. Mas, em geral, a área de marketing é fundamental. É ela quem terá o conhecimento maior sobre o consumidor e o que ele procura. O envolvimento da área comercial também é importante, já que o programa poderá ser uma poderosa ferramenta de vendas. Por ser uma estratégia que envolve a empresa toda e precisa estar alinhada com as diretrizes do negócio, também precisam participar do planejamento e execução o nível mais alto de decisão da empresa e representantes da área financeira.

Se o programa se tornar apenas um acessório da área comercial ou do marketing, não terá sustentação.


Comunicação
Quando a empresa já entendeu com qual cliente ela vai falar, quais benefícios motivarão uma mudança de comportamento e quem serão as pessoas responsáveis pela gestão do programa, é hora de colocá-lo em prática. A comunicação é fator determinante para o sucesso da estratégia. Quais canais de comunicação serão usados e de que maneira o programa vai ser anunciado? Simplicidade, nesse caso, é a palavra-chave. O cliente precisa entender o programa com poucas explicações, visualizar os benefícios e ter facilidade para utilizá-los, sejam eles descontos, pontos ou o método de fidelização que sua empresa optou por usar.

Um programa difícil de entender, que não é bem comunicado ou que fica escondido durante a experiência de compra não vai gerar engajamento.


Gestão do caixa
O maior problema do programa de fidelidade –e que nem todo mundo leva em consideração– aparece quando a empresa iniciou o programa. Uma equipe precisa continuamente negociar com fornecedores para definir os produtos que poderão entrar na promoção. Requer uma mobilização constante. Aqui também dá para considerar os custos de comunicação com os clientes. Como será feita a divulgação do programa ao longo do tempo? Como manter o contato com os clientes em um mundo onde muita gente troca de telefone ou de email mais de uma vez por ano?

Outro custo relevante que precisa ser considerado é relacionado à tecnologia. A gestão do banco de dados e inteligência contida nele exige investimentos constantes. Porém, há diversos bons programas disponíveis no mercado. Também há a opção de desenvolvê-lo sob medida.
O controle do caixa também precisa ser feito com cuidado. No caso dos programas com benefícios instantâneos, o ciclo financeiro é fechado na hora da compra. Porém, quando o benefício é cumulativo, é preciso controlar o estoque de premiação e o desembolso. Ter um estoque grande não é necessariamente bom –pode significar que o nível de engajamento com o programa de fidelidade está baixo.


Perenidade (continuidade)
Uma vez que o programa de fidelidade da sua empresa começar a funcionar, não deixe que ele siga seu curso sozinho. É preciso monitorar os resultados e avaliar se a estratégia está funcionando. Os programas podem ser modificados ao longo do tempo, inclusive porque aquilo que um dia motivou seus clientes pode não funcionar mais. O custo de manter a estratégia precisa compensar o retorno e o potencial de engajamento não pode se perder. O programa de fidelidade bem-sucedido é aquele que cria relações duradoura e que, mesmo quando acaba, não faz com que o participante perca o vínculo com a empresa ou marca.

É um desafio manter o engajamento e a relevância do programa. Quando o assunto é programas de fidelidade, sua empresa não está só concorrendo com aquelas que oferecem o mesmo produto ou serviço. Ela está concorrendo com o restaurante que dá uma cartelinha de pague 10 leve uma refeição, com o cartão de crédito que tem programa de milhagens… Enfim, com vários outros programas que oferecem diferentes benefícios em diferentes escalas –e ninguém é capaz de gerir todas essas oportunidades. É necessário que, para o seu cliente-alvo, o seu programa de fidelidade destaque-se dentre os demais pelo benefício gerado, pela simplicidade da gestão ou pelos dois motivos.


O programa de fidelidade é só uma parte da estratégia
Minha última dica: programa de fidelidade não faz milagres. Ele não substitui outras iniciativas nas quais sua empresa precisa ficar de olho, como oferecer o portfólio adequado de produtos, ter um bom nível de serviço e um ágil atendimento ao cliente.

Para criar uma relação realmente duradoura, seu negócio precisa se destacar ou ao menos ter uma proposta justa em todos os pontos de contato com o seu cliente.


Fonte: endeavor.org.br

4 dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua empresa

Quer aumentar as vendas na sua empresa? Conheça 4 dicas que podem transformar você em um grande vendedor!

Vender é uma arte milenar. Muito antes de surgir o sistema de compras e vendas que conhecemos hoje, a humanidade já vendia. Nossos ancestrais trocavam entre si mercadorias e, desde aquela época, só os melhores negociadores eram escolhidos por seus líderes para ir a campo.

Hoje não é diferente e quando se fala em bons vendedores, o funil fica ainda mais apertado. Então, para ajudar a despertar o vendedor que existe aí dentro, preparamos uma série de dicas para aumentar as vendas da sua empresa.


O primeiro passo é conhecer as quatro etapas de uma venda:

1) Prospecção: no início, você precisa identificar clientes em potencial e saber quem são seus concorrentes.
2) Abordagem: é o momento de fazer contato, se apresentar, ganhar confiança e falar do seu produto.
3) Negociação: hora de falar sobre preços, prazos e datas de entrega.
4) Fechamento: por último, o momento decisivo de assinar o contrato.


Agora sim, vamos para as quatro dicas infalíveis de como ser um bom vendedor:

1) Saiba qual é o seu objetivo:
Sabendo qual é sua meta e para quem quer vender, você vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar seu produto ou serviço. Não adianta atirar para todos os lados: para vender é preciso planejar e ter metas bem definidas.

2) Acredite no seu produto:
A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.

3) Conheça seus clientes:
Se você tiver tempo para investigar como são as pessoas para quem você quer vender, ponto para você. Mas isso nem sempre é possível, principalmente no primeiro contato. Portanto, apure seu poder de sondagem! Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente, para poder assim mostrar todo o potencial do seu produto.

4) Seja entusiasmado, paciente e persistente:
O cliente só vai dar o “sim” que você espera se você conseguir encantá-lo. Não se esqueça: você não é o único que está vendendo. Pense sempre que seu cliente já foi abordado por outros vendedores, então se você conseguir despertar entusiasmo dele, é com você que ele vai comprar.

O ciclo de venda pode ser longo, dependendo do público-alvo e das características do produto ou serviço que você oferece. O importante é não tentar pular nenhuma das fases, você precisa se manter no domínio da venda. Acredite que você não está oferecendo apenas um produto, mas sim um benefício, uma solução para a vida de quem compra.

Também esteja preparado para não vender – mas sem deixar que as portas se fechem, se coloque sempre à disposição para retomar a conversa – e esteja pronto para começar tudo de novo. Um bom vendedor é, acima de tudo, alguém que gosta de criar e manter bons relacionamentos.


Fonte: granatum.com.br

Como vender mais pelo Instagram

Criado em 2010, o Instagram foi uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, alcançando a marca de 700 milhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 35 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo, o que coloca o país como o segundo maior usuário do Instagram.

Diante da visibilidade e crescimento da rede social, as empresas têm se atentado às possibilidades de venda por meio dessa plataforma, já que o Instagram tem se mostrado um poderoso aliado nas estratégias de marketing, para aumentar o volume de vendas de seus produtos e serviços.

Se sua empresa já emprega essa ferramenta como estratégia de venda ou se você está pensando em implementá-la em seu negócio, vamos te ajudar a utilizá-la da melhor maneira possível. A seguir, você confere 4 dicas para aumentar suas vendas por meio do Instagram!


Seja consistente nos posts

Se você quer vender mais pelo Instagram, o primeiro passo é oferecer conteúdo de qualidade para suas personas. Isso quer dizer que você deve investir em posts com imagens e legendas relevantes, que irão aumentar o número de visitas em sua página de maneira orgânica e despertar o interesse de compra em quem está lendo.

É claro que você deve publicar fotos e vídeos sobre seus serviços e produtos, mas publicar somente esse tipo de conteúdo pode ser exaustivo para quem entra em sua página. A dica é investir, também, em conteúdos focados no engajamento, para criar uma maior afinidade com o público.

Para as empresas que utilizam o Instagram como ferramenta de venda, temos uma palavra de ordem: comprometimento. Ser consistente também significa que você precisa estabelecer uma periodicidade de postagem e postar com a frequência determinada. Nada de fazer alguns posts e depois abandonar a página, ok?


Use imagens reais de seus produtos e serviços

As pessoas entram no Instagram para ver fotos e vídeos, muito mais do que para ler conteúdos, como acontece no Facebook, por exemplo. O Instagram é uma rede visual e, por isso, investir em imagens de qualidade é um passo muito importante para que você consiga aumentar seu volume de vendas.

Contudo, é preciso sempre usar imagens reais de seus produtos e serviços. Nenhum cliente gosta de ver algo em redes sociais e, na hora de realizar a compra, perceber que não é bem aquilo que ele esperava. Mas, como a máxima do Instagram é a imagem, invista em fotos com variações de iluminação, ângulos e enquadramentos para criar imagens atrativas e que valorizem o aspecto final de seu produto.


Aposte em hashtags com geolocalização

A hashtag é uma grande aliada para aumentar as vendas de sua empresa, já que é a forma mais fácil dos usuários encontrarem produtos e serviços que estão interessados. Basta eles procurarem pela hashtag específica e todo o conteúdo que recebeu aquela marcação, será disponibilizado na tela do usuário.

As vantagens das hashtags é que elas aumentam, significativamente, as visitas em sua página, se você souber usá-las da maneira correta. Uma boa maneira de obter esse resultado é utilizar hashtags com geolocalização, já que elas permitem que pessoas próximas à você, encontrem sua marca.

O ideal é usar hashtags relacionadas com os interesses de suas personas, que tenham ligação com seus produtos/serviços e acrescentar hashtags com o nome do bairro ou da cidade em que sua loja está situada, para aumentar seu poder de venda local.


Aproveite o poder do stories

O stories foi a última grande atualização do Instagram e, assim como os demais recursos da rede social, pode ser usado a favor de seu negócio. Uma boa dica para aumentar as vendas de sua empresa por meio dessa opção é oferecer promoções por um curto período de tempo, dar todas as explicações no stories e, ao final, direcionar o leitor para o link em sua biografia ou disponibilizar o link para a promoção no próprio stories.

Outra alternativa é mostrar os bastidores e a rotina de sua empresa por meio do stories. Isso ajuda a aumentar a empatia de seu público ao passar uma imagem mais humana e transparente de sua empresa.

O Instagram pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas de sua empresa. Contudo, é preciso analisar se a ferramenta é uma boa opção de venda para seu negócio, já que não é indicada para todo tipo de empreendimento. Antes de sair investindo no Instagram, é preciso se atentar às características de seus produtos e às necessidades de suas personas. Seus produtos são visuais? Suas personas utilizam o Instagram como mecanismo de compra? Elas consomem conteúdo nessa rede social? Se a resposta para essas perguntas for sim, então vale a pena investir no Instagram, caso contrário pode ser desperdício de tempo e dinheiro.


Fonte: webi.com.br

O relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa

Estabelecer uma proximidade saudável é a umas das melhores maneiras de fidelizar seu cliente. Um bom relacionamento pode fazer com que sua empresa se diferencie das concorrentes. Quando uma equipe é capaz de tornar agradável o contato entre empresa e consumidor, as chances de ele voltar a fazer negócio com a sua empresa se multiplicam. Tenha sempre isso em mente, afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Ainda assim, muitas empresas pecam quando o assunto é relacionamento com seus clientes. Como por exemplo má recepção, demora, insistência e falta de tato são condutas inadequadas que fazem com que o consumidor queira sair correndo da sua empresa. Infelizmente, situações como essas ainda são muito mais comuns do que imaginamos.

Quantas vezes entramos em alguma loja e temos a sensação que o atendente está nos fazendo um favor? Pois é, esse tipo de comportamento afeta diretamente a empresa, que, com certeza, sai perdendo. Lembre-se: o relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa.

Ao ser bem tratado, é bem provável que o cliente indique o seu estabelecimento a amigos e conhecidos. E o contrário também acontece. Se você está precisando melhorar o atendimento da sua empresa, veja as dicas para obter um bom relacionamento com os clientes:

Seja empático
Talvez essa seja uma das dicas mais simples e pouco praticadas nas empresas. Na hora de se relacionar com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Não foque o discurso na sua empresa. Foque nas necessidades do cliente. Pare e pense: Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado?

Tente entender sempre as demandas do cliente, escutando-o com atenção. Tome cuidado para não pressioná-lo a comprar determinado item, isso pode ser um caminho sem volta para um atendimento que pode afastá-los em vez de atraí-los. E, claro, nunca esqueça: seja simpático e agradável.

Invista na confiança: a base de qualquer relacionamento saudável
Não tem jeito, confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no seu relacionamento, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Acompanhar de perto tudo o que lhe diz respeito, aumenta as chances de você conquistá-lo.

Os detalhes, podem fazer a diferença. A forma como você o trata e se interessa pelas suas necessidades vai conquistá-lo e o fará escolher você como fornecedor por mais tempo, fincando as bases para uma relação de negócio de longo prazo.

Faça com que o consumidor confie em você e não deixe-o de lado quando a compra for concluída. Para fidelizar um cliente, é necessário um trabalho diário de relacionamento próximo, nada de esquecê-lo depois de algumas semanas! Seja cuidadoso, educado e gentil.

Resolva os problemas rapidamente
A resolução de problemas é a parte que você deve tomar mais cuidado.. Quanto menos problemas seus clientes tiverem, menor será o seu nível de estresse. Por isso, esteja sempre em contato com o cliente e ofereça soluções que realmente funcionem.
Identificar problemas e resolvê-los em tempo hábil demonstra competência!
Se o seu cliente tem um problema e você conseguir identificar a raiz dele, conseguirá propor soluções que realmente o ajudarão. Timing é tudo! (tempo determinado para a realização de determinada tarefa)
Pense nele e não na empresa. Tente resolver o imprevisto o mais rápido possível. Feito isso, não deixe as ligações e os emails de lado. Sempre pergunte se está tudo bem, como foi o atendimento.

Esteja atento ao feedback (dar resposta a um determinado pedido)
Para um bom relacionamento acontecer é necessário escutar com atenção os feedbacks. Eles são os melhores indicadores de qualidade da sua empresa. O feedback, mesmo que negativo, é essencial para o crescimento da qualidade do seu negócio.
Ao investir em boas práticas de relacionamento com seus clientes, eles confiarão em você,e há uma grande probabilidade do feedback ser transparente e verdadeiro. Escute com atenção o que eles têm a dizer. Se for necessário, não hesite em pedir desculpas e oferecer soluções para os pontos que eles levantaram sobre seu produto ou serviço.
Mas não pense que só ouvir é o bastante. É preciso avaliar cada feedback recebido – mesmo daquelas pessoas “mais difíceis” de lidar e utilizá-lo para corrigir possíveis falhas. Encare a crítica como uma oportunidade de crescimento, se seus clientes não estão felizes com algo, isso é um baita sinal vermelho para a empresa.

Saiba dizer “Não” quando necessário
Negar é uma arte. Ao menos, no mundo dos negócios.
No caso da manutenção de um bom relacionamento com os clientes, mais ainda.
Quando for indagado por um serviço que não oferece ou um produto que não tenha em estoque, não se limite a simplesmente dizer ‘não’.
É preciso, neste caso, aprender a lidar com as palavras e explicar ao cliente o motivo de tal produto ou serviço não estar incluído no seu rol de ofertas no momento, explicando quais outros estão.
Caso pense em tê-lo em breve, explique isso também.
Não adianta dizer que atende ou que tem o produto ou serviço para agradá-lo naquele momento, pois se não for o que ele procura, não vai se sentir atendido e isso quebrará a confiança conquistada.
Ao relembrar ao seu cliente o que você oferece, você ainda estará reforçando os seus serviços e como pode atendê-lo igualmente de outras formas, se houver interesse por parte dele, é claro.
Aqui vale aquela máxima: Nunca prometa o que não pode cumprir.

Invista em promoções diferenciadas
Quando você tem um bom relacionamento com seus clientes é fácil saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento. Oferecer algo que possa ajudá-lo no seu dia a dia.
Que tal oferecer uma boa oportunidade para ele fechar o negócio? Uma boa indicação pode faz toda diferença. Mas lembre-se de oferecer serviços ou produtos que ele realmente precise, não vá empurrando qualquer coisa. Oferecer algo que possa ajudá-lo no seu dia a dia.
Fazendo isso, existe uma grande chance dele indicar os seus serviços para amigos, profissionais, e conhecidos. Outra forma de agradar e estimular esse cliente que te indicou para alguém é bonificando-o quando um amigo indicado fechar negócio com a empresa. Pode ser um produto bônus, desconto ou mimo.

Um bom relacionamento com clientes trará frutos excelentes para sua empresa. Seguindo essas dicas o relacionamento com o cliente tem tudo para dar certo.

Lembre-se que a jornada nunca é fácil, mas pode render bons frutos se feita com carinho, motivação, empatia e, principalmente, foco no cliente.

Coloque todo o seu foco na qualidade do atendimento e em construção de relacionamentos de longo prazo.

Fontes: endeavor.org.br e marketingdeconteudo.com

Aumentar e garantir a receita pelo crediário

Com um bom controle do crediário você pode garantir e aumentar a receita de seu negócio.

Nossos clientes nos procuraram para que nós pudéssemos auxiliá-los na gestão do crediário, pois desconfiavam que muitos de seus clientes não estavam pagando corretamente e eles mesmos não tinham certeza de seu controle.

Após entendermos o problema de controle de crediário de nossos clientes implementamos um processo que refletiu imediatamente no aumento das receitas, pois foi possível recuperar créditos e promover ainda mais, agora de forma profissional, a venda pelo crediário.

Sua empresa ainda usa o caderninho?

Em estabelecimentos que diariamente fornecem refeições a profissionais de diversos segmentos, que procuram rapidez e qualidade no atendimento, o crediário é um recurso importante não só para dar agilidade no atendimento, mas também como um instrumento de fidelização do cliente.

Este é o caso de restaurantes, cafeterias e padarias.

Quando bem gerenciado o sistema de crediário pode fidelizar a clientela e a aumentar as vendas de um estabelecimento. É preciso, porém, um controle rigoroso para que a abertura de crediário não se torne uma fonte de prejuízos.

É fundamental estabelecer critérios ao fornecer crédito a quem quer que seja. A utilização de um contrato é sempre aconselhável.

Uma vez formalizado o acordo, o cliente pode usufruir de facilidades como evitar filas para pagamento da conta, descontos em programas de fidelização, fazer o pagamento através de internet entre outros.

Aproveitando-se da necessidade crescente de utilização da tecnologia da informação, principalmente devido às exigências legais, pode-se utilizar o sistema fiscal para gerenciar também o crediário. Garantindo assim a segurança e precisão do controle.

Um sistema de crediário deve oferecer consistência nas informações para evitar perdas e cobranças indevidas. Deve também ter consultas e relatórios gerenciais que possam ser visualizados a qualquer momento e em tempo real, e deve também manter o cliente informado do seu limite de crédito e crédito consumido.

Sempre que possível disponibilizar ao cliente uma consulta, via internet, da conta. Esta consulta deve ser detalhada, para que o cliente possa esclarecer suas dúvidas facilmente.

Qual seu motivo para continuar em 2018?

Estão lançados grandes desafios para 2018.

Assim também estavam lançados para 2017, 2016, 2015…

Da economia espera-se recuperação. Da política não se espera nada além de mais e mais decepções.

A despeito de tudo o que não está ao alcance da nossa interferência decisiva, precisamos continuar em frente e pôr nossos planos e ideias em movimento. Se estamos motivados ou não, a diferença se dará apenas nos nossos resultados e não no grau de dificuldade para atingir nossos objetivos.

A diferença se dará na percepção do esforço que faremos. É muito difundida ideia de que trabalhar motivado, feliz e esperançoso faz com que nosso esforço pareça menor do que realmente é, e ao contrário, trabalhar desmotivado faz tudo parecer mais difícil. Então podemos supor que o esforço é o mesmo, estando ou não motivado.

Assim, nestes tempos de final de um ano e o início de outro, é comum a sensação de cansaço por tudo que foi feito durante o ano corrente e, ao mesmo tempo, já estamos nos comprometendo com projetos para o próximo ano. Algumas vezes o projeto para o próximo ano é resolver os problemas que protelamos no ano atual. Convenhamos que isso não é motivador.

O que é realmente motivador?

Essa é uma pergunta que pode ser respondida olhando o dicionário, mas cujo objeto é diferente para cada um de nós. A pergunta é: por qual motivo fazemos o que fazemos? Quando a resposta a esta pergunta expressar um desejo, uma vontade, uma ambição, então significa que estamos positivamente motivados e o que fazemos é uma recompensa. Ao contrário, se a resposta representar uma obrigação, uma falta de alternativa, significa que nossa motivação é uma carga negativa e o resultado nunca trará a satisfação que deveria.

Todos os dias se inicia um novo ano. Todos os dias teremos mais 365 dias pela frente para realizar nossos projetos, sejam eles quais forem. O desafio é encontrar o nosso motivo e tomar as atitudes que nos impulsionem na direção dele. O motivo é o que justifica nossas atitudes.

Todos os dias, quando iniciamos nosso expediente, estamos motivados a implementar novas funcionalidades ao nosso Frente de Caixa, tornar mais amigável nosso aplicativo (app) de atendimento, ter um site mais atraente, um e-commerce (loja virtual) que ajude nossos clientes a vender mais, atualizar nossa NF-e, aprender novas tecnologias, integrar nossos sistemas mais e mais. Essa são nossas atitudes e nosso motivo é a satisfação de saber que concorremos e temos sucesso com os maiores e melhores do mercado, num processo de evolução contínua.

O novo período que se inicia a cada dia será vivenciado sempre com muito mais leveza se o motivo pelo qual agimos nos faz sentir que vale a pena. Concentremo-nos no motivo.