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Redes e internet – O que é e como funciona

Rede local
É uma rede de computador utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados.

Rede
Para entender melhor o que são essas redes de computadores, precisamos compreender alguns elementos necessários para que tudo funcione bem. Esses elementos são: Os computadores, o protocolo TCP/IP, os sistemas de comunicação e os programas de computadores destinados ao uso na internet.

Computadores
Os computadores, sejam eles desktops, notebooks, aparelhos móveis (smartphones, tablets), etc, são origens e os destinos de todas as transações feitas na internet. Em outras palavras, eles estão nas duas pontas, de um lado um computador faz uma requisição (solicitação de uma página web, por exemplo) e do outro lado um computador responde a esta solicitação (mostrando a página ou dizendo que ela não existe, por exemplo).

O site que você acessa, o e-mail que envia, a conversa no skype, etc. Tudo exige um computador ou servidor para armazenar essas informações para que elas sejam acessadas ou usadas em qualquer momento.

Protocolo TCP/IP
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação que tem por função identificar os computadores de uma forma única. Desta forma, quando você conecta seu computador à internet, ele recebe um número de IP, esse número é único e desta forma os sistemas de comunicação podem identificar seu computador permitindo enviar e receber informações sem correr o risco de enviar uma coisa e receber outra.

O número do IP é formado por quatro grupos, sendo que cada grupo identifica uma rede, sendo que o primeiro grupo identifica a rede maior e os demais as redes menores ou subordinadas. Um exemplo de IP seria: 186.250.215.5

Se por algum motivo precisar saber qual é o número do IP que foi atribuído à sua conexão, você poderá usar o site www.meuip.com.br. Basta acessá-lo para ele mostrar qual IP você está usando.

Internet
é um conjunto de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Na verdade ela é um conjunto de redes que se conectam entre si formando uma imensa teia que possibilita que de qualquer lugar do mundo você possa conectar com outros computadores em qualquer parte do planeta.

Programas de Computadores
Alguns programas foram desenvolvidos justamente para serem usados na internet. Esses programas não são a internet, como alguns usuários novatos imaginam, mas usam a internet para desempenharem o fim para que foram programados.

Os principais programas são:

  • Navegadores: Internet Explorer, Firefox, Chrome, entre outros.
  • Programas de e-mail: Outlook Express, Windows Mail, etc.
  • Comunicadores instantâneos: Google Talk, Skype, WhatsApp, etc.
  • Outros: Programa do Imposto de Renda, Sistemas de Empresas para envio de cobranças para o banco (Remessa e Retorno) ou informações para a Receita Federal, entre outros.

Internet e web é a mesma coisa?
Não. Como explicado acima, internet é o todo, envolvendo todas as aplicações. Já a web é uma dessas aplicações da internet. A web é o ambiente onde fica os websites e documentos que podem ser acessados por um navegador qualquer. Ela é a maior aplicação da internet e para muitos é sinônimo de internet, embora na prática vemos que são coisas distintas.

Fonte: Ana Silva / Educação

Lições de Steve Jobs que você pode adotar na sua empresa

Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, revolucionou a forma pela qual as pessoas se relacionam com a tecnologia. Suas criações mudaram a sociedade contemporânea. O iPod é o um exemplo dessa mudança que simplesmente possibilitou às pessoas levarem consigo no bolso todos os discos e músicas favoritas para ouvir a qualquer momento e em qualquer lugar.

Existem pessoas que deixam marcas por onde passam. Como empreendedor, Jobs trouxe ensinamentos que, mesmo sete anos após sua morte, continuam atuais. Conheça alguma idéias desse gênio que você pode adotar na sua empresa a partir de hoje.

1. “Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo.”

2. “Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles eram quatro caras que conseguiam controlar as tendências negativas um do outro. Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os negócios: grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas por uma pessoa, mas por uma equipe de pessoas”.

3. “Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. Isso vale para companhias e também para produtos.”

4. “As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Na verdade significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado.”

5. “Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.”

6. “Quando você é um carpinteiro fazendo uma cômoda linda, não vai colocar um sarrafo no fundo do móvel, mesmo que ele fique voltado para a parede e ninguém o veja. Você sabe que está lá, então vai usar um pedaço de madeira bonito no fundo. Você faz isso para dormir bem à noite. A estética e a qualidade têm de ser levadas até o último detalhe.”

Fonte: SA Varejo

Dicas para chegar preparado na Black Friday

Faltam apenas alguns dias para a Black Friday, data sazonal consolidada no varejo nacional e considerada o principal momento do ano para o setor de e-commerce.

Para ajudá-lo, vamos listar algumas dicas que considera indispensáveis para você não perder o bonde da Black Friday:

1. Faça da propaganda a alma do seu negócio
Planeje suas ações de marketing para divulgar a toda sua base de clientes fidelizados, e mesmo aos novos, a participação na Black Friday e os descontos especiais oferecidos. Execute estas ações antes e durante a Black Friday. Para isso, a dica é utilizar e-mail marketing, redes sociais como Instagram e Facebook ou até mesmo comunicação via WhatsApp, mas desde que você receba um “OK” do cliente para entrar em contato por meio deste canal. Uma boa opção são banners com contagem regressiva para a tão esperada data do e-commerce mundial.

2. Selecione ofertas especiais
Estude o seu estoque e defina o sortimento de produtos que você venderá abaixo do preço na Black Friday. Você poderá selecionar um produto ou mesmo uma categoria de produtos específicos para trabalhar com descontos mais agressivos. Mas não se esqueça de calcular bem todos os descontos oferecidos, para analisar preventivamente como se comportam as suas margens com essas reduções de preço.

3. Tome decisões baseadas em dados
Lembra do Big Data, o ouro da internet? Fique atento às informações que puder extrair da interação dos consumidores com sua loja virtual e trace estratégias comerciais a partir desses dados. Também defina alguns indicadores importantes para você acompanhar durante toda a BlackFriday.Por exemplo: conversão de vendas, novos clientes, recorrência de compra, meta de faturamento, meta de unidades de produtos vendidos, entre outros aspectos.

4. Dê toda atenção ao cliente
Organize escalas de trabalho com seu time de vendas para que haja sempre alguém acompanhando os acessos e conversões no site durante todos os dias da promoção. A equipe terá de monitorar o chat e atender ligações telefônicas de clientes que precisam esclarecer suas dúvidas antes de fechar uma compra, e saiba que isso poderá ocorrer fora do horário comercial. Não esqueça: cliente mal atendido é cliente perdido.

5. Mantenha a compostura
Venda sempre com transparência e ética – nada de aumentar os preços nas semanas que antecedem o Black Friday para forjar descontos nesta data especial. O consumidor não é bobo e a única coisa que você ganha com isso é uma má reputação na praça. Seja estratégico: acompanhe os preços da concorrência utilizando ferramentas de monitoramento de preços e precificação inteligente. Ofertas em tempo real também aumentam as chances de conversões.

Fonte: SA Varejo

Os maiores erros de controle de estoque

O controle de estoque é um dos pilares mais importantes de um negócio. Não é exagero dizer que qualquer falha nele pode comprometer toda a estrutura. A importância de um bom controle de estoque é indiscutível. Por isso, é fundamental que toda empresa invista na boa qualidade do seu gerenciamento.

É necessário bastante atenção a essa área e o primeiro passo é criar uma rotina de estoque e um dos passos na hora de criar a rotina consiste em evitar erros.

Veja os principais erros que ser sempre evitados:

Excesso
Ter em estoque mais do que é necessário gera, pelo menos, dois problemas: mais despesas para manter e desperdício. Produtos encalhados tanto exigem mais esforços e verbas para conservação quanto podem estragar. Essa é uma fórmula que não tem como gerar um resultado positivo. Ou você perde por gastar mais que o necessário com a manutenção ou perde produtos já pagos. Na pior das hipóteses, gasta-se muito e o produto estraga.

Falta
Um estoque cheio demais pode ser tão problemático quanto um deficitário em produtos. Por isso, é fundamental encontrar um meio termo. Um estoque desabastecido pode gerar problemas como perda de vendas, por falta de produto, e indisposição com clientes, no caso de se descobrir após a venda que o produto está indisponível.

Falhas no picking
Define-se como picking a atividade de separação e preparação de pedidos no estoque para entrega ao cliente. Muitas vezes, por falta de conhecimento ou atenção, a empresa peca nessa parte, gerando também mais despesas e conflitos com clientes. Não são raros os casos de envios de produtos errados, produtos com defeito, fora do prazo prometido e outros problemas.

É importante citar também, o caso das entregas quase que simultâneas das empresas que trabalham com delivery. A estrutura deve ser muito organizada e o controle de estoque não poderá estar em desacordo pois não há tempo hábil para imprevistos. No ramo de alimentos então, a atenção deve ser redobrada. Neste caso para atender o pedido, a matéria-prima terá que estar disponível naquele momento não havendo a possibilidade de negociar com fornecedores uma entrega mais urgente como é o caso de outros produtos. E nem negociar com o cliente um atraso pois se não tem matéria-prima na hora do fazer o pedido perderá aquele pedido e o cliente também que não foi atendido.

Métodos obsoletos
Ainda há empresas que resistem à informatização. Isso é um problema. Já está mais que provado que sistemas informatizados minimizam os erros e aceleram os processos. Ainda há empreendedores que preferem apostar em métodos manuais e obsoletos.

Por isso, é fundamental trabalhar com softwares de controle de estoque.

Mas lembre-se: De nada adianta ter um software cheio de recursos se não é criada uma rotina para alimentar o software e ter as informações em mãos para administração do estoque.

Não fazer inventário
Não inventariar um estoque é, simplesmente, entregar seu negócio à própria sorte. Sem saber o que se tem, não é possível avaliar o que falta nem prever estratégias efetivas de vendas, comparar cenários e produtos mais e menos vendidos.

Fonte: meusucesso.com

Como investir em marketing sem gastar muito

Grandes campanhas de marketing costumam render bons efeitos. Entre um esforço e outro, é possível apostar em iniciativas que, apesar de serem baratas, podem continuar rendendo em visibilidade e novos clientes.

1. Marque presença nos eventos certos
Vá atrás de lugares, feiras e eventos frequentados por seu público-alvo. Ou melhor ainda: promova pequenas festas, reuniões e confraternizações com seus clientes e parceiros. Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer melhor as necessidades e gostos de cada um, a empresa ganha maior visibilidade e pode ser conhecida mais de perto. Após o evento, é interessante agradecer a presença e retribuir a participação com pequenos descontos, vantagens de compras ou uma boa lembrança, que associe a marca a algo positivo.

2. Invista nas redes sociais
Blogs, Facebook e Instagram são algumas plataformas digitais que podem ajudar a alavancar o seu negócio. Uma das formas de atrair um maior envolvimento com o público é estimular a interação com os clientes e promover nas redes sociais tópicos de discussões sobre temas gerais relacionados aos produtos e serviços oferecidos. Quando bem-feita, essa estratégia torna-se uma forma natural, não “forçada”, de promover a sua marca.

3. Associe sua empresa a grandes marcas
Como patrocinar um grande evento costuma sair muito caro, investir em práticas que possam ser associadas ao evento em questão, trazendo vantagens aos frequentadores, também pode ser uma boa alternativa – mais barata e com potencial para atrair visibilidade para o seu negócio. Um exemplo disso seria fazer um coquetel em um local próximo ao grande evento.

4. Aposte em um formato diferente
É essencial buscar uma plataforma que alcance o maior número de pessoas com menor orçamento possível. Anúncios na internet costumam atender tais requisitos – mesmo com exposição em um curto período. Investir em aplicativos também pode funcionar, já que o consumidor pode ter acesso à marca em qualquer lugar.

5. Volte atrás de quem disse “não”
Com o passar do tempo, vivenciamos experiências que servem para inspirar novos projetos. Além disso, elas nos trazem boas lições de como melhorar estratégias, produtos, logística etc. Por isso, outra dica importante é voltar a entrar em contato com possíveis fornecedores e clientes que, um dia, já disseram “não” a sua empresa. Afinal, o mundo dá voltas, e você pode acabar se dando bem.

Fonte: Sebrae

Coragem para demitir um produto/mercado

Se pensamos no mínimo 2 vezes para demitir um funcionário, imagine quanto pensamos antes de demitir um produto ou um mercado.

Demitir um produto/mercado é difícil para muitos e impensável para alguns.

Abrir mão de uma ideia que poderia revolucionar nossas receitas?

Bem, é melhor fazer isso antes que ele faça o oposto, ou seja, revolucione as suas despesas. Mas, e os investimentos realizados?

Serão perdidos! Mas, se não fizermos isso o rombo será maior.

Claro que temos que ter certeza que tudo foi definido corretamente (ou da melhor maneira possível):

  • mercado;
  • proposta de valor;
  • condições comerciais;
  • canais de distribuição e
  • meios de comunicação.

Agora tão importante quanto, é respondermos:

  • Há quanto tempo estamos tentando salvar o produto?
  • Quanto tempo despendido?
  • Quantas alterações de estratégia foram feitas?
  • Quando dinheiro foi investido?

E a pergunta mais importante:

“Quantos recursos estamos dispostos a investir?”

Lembro de um cliente que teve que tomar a decisão de abandonar uma de suas apostas. Foi muito dolorido, fora, que foi difícil admitir a “falha”.

Mas, é melhor assim. Um erro de produto ou mercado pode drenar os recursos financeiros direcionados para investimento e acaba prejudicando a empresa como um todo.

Vamos ter coragem de demitir um produto antes que se pague um preços alto demais.

Fonte: Mercado Consultoria

Treine o seu vendedor

Tudo muda e nos últimos anos com maior velocidade, graças ao novo mundo 2.0 e a sua fácil acessibilidade.

Qualquer que seja o segmento de venda, você sabe bem que a forma do cliente se relacionar mudou de um jeito irreversível. Hoje o cliente é mais informado e exigente, gasta dinheiro com mais juízo, é mais cuidadoso e as suas escolhas são mais ponderadas.

O cliente hoje sabe que pode obter sozinho aquilo que precisa, às vezes com um preço bem mais competitivo, é ciente do fato que o poder está nas suas mãos e não há intenção nenhuma de largá-lo.

O vendedor hoje precisa se relacionar com o cliente como pessoa competente, confiável, empática, nunca se esquecendo que ele não comprará o produto em si, mas tudo que você conseguir transmitir. O cliente “compra” o consultor.

É inútil hoje enfatizar a qualidade ou a diferença de preço de um produto com relação à concorrência. Importante é ESCUTAR o cliente, simpatizar com ele, ver o mapa do mundo dele, aceitá-lo e achar soluções que possam melhorar a sua qualidade de vida (seja em termos de tempo, de resultados ou de processos etc..).

Em seguida algumas dicas que poderão melhorar o dia a dia do seu vendedor.

Ajudar o cliente e não só vender:
Os vendedores hoje são figuras profissionais que oferecem ajuda, não querem vender qualquer coisa a qualquer custo. A missão deles é entender quanto pode ser útil o serviço que prestarão valorizando os benefícios ao cliente. O ser humano sempre procura algo que possa melhorar a vida dele!

Entender claramente as exigências:
O cliente odeia ser considerado como um meio para se obter uma comissão. Ele se sente usado e a menos que ele não esteja precisando do que estamos vendendo, nunca terá conosco um relacionamento empático e de confiança, por isso não é importante convencer o cliente mas entender as necessidades e trabalhar para achar soluções.

Escutar mais e falar menos:
Você não pode ajudar alguém sem antes escutar o que ele tem para te contar. É uma regra. Pense durante uma consulta médica: você paciente se senta, começa contar a dor e o o problema e só depois o médico começa falar. Agora imagine o contrário…senta na frente do médico e ele sem pedir nada começa a prescrever remédios. Qual seria a sua reação? Basicamente é isso que muitos vendedores ainda hoje fazem.

Apresentar-se de maneira apropriada:
Nunca terá uma segunda possibilidade de dar uma boa primeira impressão. Lembre-se disso, seja cordial, aperte firme a mão do cliente pois o aperto de mão indica muito da tua personalidade, seja disponível a ouvir, já será um profissional diferente!

Nunca fale de preço no começo:
Hoje no mercado sempre terá um produto mais barato do que o seu. Você não deve fazer uma tratativa baseando-se somente no preço. Ser mais barato não é sinônimo de qualidade pois, por exemplo, tem pessoas que querem comprar um Fusca mas tem uma grande demanda para Mercedes e BMW também. Analise a necessidade, ache a solução e o preço será somente uma obvia consequência.

Concorde sempre quais serão os próximos passos:
Deixar claras as regras desde o começo, concordando com o cliente os passos futuros. Fixar as próximas atividades, tentando já fixar a data do próximo encontro resumindo as necessidades que o cliente nos apresentou para que neste o próximo encontro apresentemos as nossas soluções.

O cliente é o nosso “sol” e nós giramos ao seu redor. Deve ser claro tanto para o vendedor como para o cliente que ele não é somente um número. Fazer com que ele se sinta importante fará toda a diferença.

Fonte: Fabio Nuccilli

Parabéns Datamais pelos 22 anos

Em 01/10/1996, a Datamais iniciou seus trabalhos. E desde o primeiro dia, focada em melhorar os produtos e serviços oferecidos aos seus clientes.

Enfrentamos grandes desafios! E a cada etapa superada, renovamos nossa motivação em ser cada vez melhores.

E nesta trajetória de 22 anos, temos o privilégio de fazer todos os dias um trabalho gratificante movidos pela paixão pelo que fazemos.

A todos nossos clientes que trilharam este caminho conosco e acreditam no nosso trabalho nossa eterna Gratidão.

Aos nossos colaboradores que são profissionais talentosos e corajosos, que aceitaram o desafio de superar os obstáculos, sentimos orgulho por fazerem parte de nossa história.

A todos fornecedores e amigos que de alguma forma participaram de nosso crescimento, sintam-se também parabenizados neste dia.

Parabéns Datamais!

Como se destacar no mercado competitivo

Você já se sentiu como se tivesse um concorrente em cada esquina?

Muitos empreendedores hesitam em seguir com alguns projetos porque acreditam que o seu mercado já está saturado e que não há mais espaço para novidades.

No entanto, você precisa desenvolver a habilidade de como ganhar da concorrência e fazer o seu negócio crescer, principalmente em um mercado com grandes concorrentes. E isso não é impossível.

As chaves para o sucesso de um negócio não dependem de encontrar um mercado sem nenhum concorrente, mas sim de como você define a posição que sua empresa vai ocupar nesse mercado – por mais cheio que ele seja.

Na verdade, é bem possível que você tenha um concorrente, independente de quão inovador você acredita que é o seu negócio. E apostando sempre em inovação, isso não vai espantar seus concorrentes. Então, o melhor a fazer é aceitar que concorrentes sempre existirão, e tudo que você precisa fazer é arregaçar as mangas e trabalhar para diferenciar o seu negócio da concorrência.

O trabalho não é simples: afinal muitos concorrentes podem ser maiores do que você, e inovar quando seus concorrentes são maiores pode ser um problema.
Mesmo assim, ainda é possível vencer em mercados altamente competitivos.

Veja algumas dicas para que você se diferencie e alcance o crescimento tão esperado.

Nicho: Identifique um vazio em seu mercado e preencha

Todo mercado precisa de pioneiros, mas uma empresa não tem necessariamente que ser uma revolucionária para que consiga fazer sucesso.
Em vez de lutar para conseguir uma nova ideia, dê uma olhada em seu mercado e encontre um vazio a ser preenchido.

Em seguida, descubra a melhor maneira possível para atender essa necessidade e explorá-la.

Muitos ramos de negócios atuais, estão focando em outros benefícios, como conectividade, segurança e conforto. E por isso, encontram pessoas que querem desfrutar desses atributos.
Seu produto pode ser semelhante em muitos aspectos com seus concorrentes – exceto nos fatores que você vai utilizar para diferenciar o seu negócio, e isso vai fazer toda a diferença.
Coloque a sua energia e concentração em ser excepcionalmente bom no que faz de diferente. Não tem como se destacar no mercado competitivo sem isso.

Foco: Crie uma cultura centrada no cliente

Não importa o quanto a sua empresa é grande, e quanto o seu negócio é pessoal, você sempre precisa ficar mais perto de seus clientes quanto possível.

Falar com seu cliente de maneira um a um é a melhor maneira de realmente se destacar em um mercado altamente competitivo, e começar a entender as necessidades do cliente e principalmente, como sua empresa está trabalhando nessas necessidades.

Agregue valor: Não brigue pelo preço

Estar ansioso para atrair clientes faz com que muitas empresas sintam que a única maneira de darem certo em seus negócios é através de um preço atraente.

Muitos empreendedores caem nessa armadilha e acabam baixando os preços para níveis insustentáveis. Essa é a maneira errada de como se destacar no mercado competitivo.

Com essa estratégia, o negócio cresce, os clientes ficam felizes, novos clientes começam a fazer negócios com a sua empresa, mas você continua perdendo dinheiro a cada nova venda.

Isso acontece com muitas pequenas empresas em mercados altamente competitivos que estão desesperadas em descobrir um modo de como ganhar da concorrência e com esta estratégia acabam não gerando o dinheiro necessário para manter o negócio funcionando.

Por isso, tudo que você deve fazer é parar de competir por preço e começar a competir em serviço.
Em um mercado competitivo, alguém sempre vai ser capaz de vender por um preço mais baixo do que o seu. Por isso, você precisa encontrar uma nova maneira de se destacar.
Muitas vezes, tudo que você precisa fazer é oferecer um serviço personalizado, essa é uma excelente maneira de como se diferenciar dos concorrentes. E nesse processo, você volta a aumentar o seu preço para apoiar seus níveis de serviço mais altos.

A chave para parar de competir pelo preço é definir quem é a sua empresa e o que você faz de diferente para, em seguida, se concentrar em como ser o melhor possível em sua área de atuação.

Fonte: Agendor Blog

Aumente seus seguidores no Instagram

O Instagram é hoje uma das redes sociais de maior expressão no mundo online e garantir o território da sua empresa é uma jogada inteligente na busca por novos leads.

Para isso não existe fórmula para ser bem-sucedido no Instagram, o segredo é entender qual o nicho e buscar ser relevante para ele. Contudo, existem algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

1. Mantenha a frequência das publicações
Não adianta fazer três postagens em um dia e passar uma semana sem nenhuma publicação. Utilize os insights para saber quando os seus seguidores estão ativos na rede social e desenvolva um calendário de publicações com base nos dados.

2. Não misture o perfil pessoal com o profissional
Pode parecer algo simples, mas muitas pessoas acabam postando fotos de suas famílias e amigos no perfil do negócio. Seus seguidores buscam informações sobre seus produtos e serviços, não sobre você.

3. Utilize hashtags
As hashtags são a maneira de permitir que seu perfil seja encontrado pelos usuários da rede. Lembre sempre de acrescentar hashtags nas postagens, só tome cuidado com o exagero. Utilize apenas as hashtags que são relevantes e relacionados a sua publicação, do contrário pode acabar não sendo eficaz.

4. Aposte nas fotos
Como diz o velho ditado: “imagens valem mais que muitas palavras”. Estudo mostram que somos seres visuais, portanto, invista em imagens com boa iluminação e qualidade. Isso será um diferencial pois chama a atenção dos internautas.

5. Escolha os melhores dias e horários
O que ajuda a fazer com que a postagem “bombe”. Alguns especialistas afirmam que vale postar nos horários entre 2 da manhã e 17 hs. Mas isso varia conforme seu tipo de negócio.

Aposte no Instagram para conquistar novos clientes.

Fonte: Sucesso em Foco