Problemas para equilibrar as contas? Se no seu negócio, você não consegue equilibrar as contas acenda o sinal de alerta e procure investigar pois há algo errado. O gerenciamento ou as vendas não devem estar bem.
O problema, muitas vezes pode ser a falta de planejamento com relação aos produtos. Estoque mal planejado com excesso do que não precisa e falta dos produtos mais procurados, ou pouca exposição e divulgação gerando falta de engajamento com o público consumidor, que deveria ser de longe o que mais interessa à sua empresa.
O controle de vendas é fundamental para um negócio, pois ajuda a atrair mais clientes, proporcionar um melhor atendimento, uma experiência positiva e também facilitar a sua organização financeira.
Você pode melhorar seu controle de vendas. Focar em alguns pontos fundamentais, pode fazer toda a diferença.
Registro – Controle o registro de todas as movimentações
Tudo que você compra no estoque deve ser registrado e contabilizado. Opte por um sistema para auxiliá-lo nesta tarefa. Através de relatórios poderá confrontar informações de tudo que se vende.
Produtos com pouca saída e os mais procurados devem fazer parte de seu monitoramento diário.
Nesses registros também não podemos esquecer que este dinheiro servirá como capital de giro e usado na compra de mais produtos ou investimentos em maquinário e infraestrutura.
É necessário registrar tudo o que se vende. Mantendo um registro você organiza as contas do seu negócio e mantém o caixa positivo.
Planejamento – Crie um planejamento de vendas
O primeiro passo para fazer um controle de vendas é planejar.
O planejamento de vendas te auxiliará a nortear o funcionamento do negócio. Ele é feito, basicamente, definindo um conjunto de ações para que você possa alcançar resultados.
Para isso, é preciso definir metas e objetivos de vendas que são essenciais para que você controle suas vendas e conquiste e fidelize clientes.
Para um planejamento de vendas eficaz, você deve responder as seguintes perguntas básicas na hora de definir as metas:
- Para quem eu quero vender?
- Para quem eu posso vender mais?
- Qual é o lucro por produto?
- Qual o volume de produção?
Tendo claro qual é o rumo do seu negócio, você pode estabelecer e ajustar práticas que aumentam seu faturamento, planejando o crescimento do seu negócio.
Estoque – Faça o controle do estoque
Agora que você já tem o plano de vendas e o registro das movimentações você pode não perceber, mas já tem uma importante ferramenta nas mãos para ampliar suas vendas: o controle do estoque. Você já pode cruzar as informações e descobrir, por exemplo, quais os produtos têm mais saída, quem os compra com mais frequência, onde vive, porque compra e qual determinado produto e como as ações de marketing e propaganda o atraíram até você.
Com isso, por exemplo, você já sabe quais os produtos menos vendidos e qual é aquele top de linha, que todo mundo quer. Através disso você pode trabalhar promoções e campanhas.
Foco no Cliente – Conheça as preferências do seu cliente
Além de conhecer os produtos que têm mais saída e descobrir quem está comprando mais, é possível lançar campanhas com mais chances de acerto. Elas te ajudarão a saber o que seus clientes gostam e o que procuram no mercado em geral e muitas vezes não encontram. Isso pode te colocar na frente ao oferecer o que eles realmente precisam e não gastar energia em ações que sem saber, não visam atendê-los em suas preferências.
Automatize os processos – Utilize a tecnologia a seu favor
Não tenha medo de aprender a trabalhar com o computador, a utilizar programas para organizar todo o seu orçamento e a entrada de capital. Não é difícil aprender a utilizá-los e além de ser de grande valia na hora de administrar o seu negócio é uma necessidade.
O novo sempre assusta, mas não crie paradigmas, abra sua mente para o novo. É preciso as mudanças no mercado e poder atingir a um público cada vez mais exigente e voltado para interações tecnológicas.
Também, de nada adianta ter a ferramenta, aprender a utilizá-la e não ter a disciplina de alimentar com as informações. Lembre-se, se não adotar um processo e colocá-lo em prática, de nada adiantará.
Então, faça o controle de vendas bem-feito, e se sentirá bem mais tranquilo na hora de tomar uma decisão.
Fonte: O Espaço do Empreendedor