Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.
O objetivo da gestão é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.
Seguem algumas dicas para sua gestão:
1. Faça um planejamento financeiro
Um item fundamental para o sucesso do controle de contas da empresa é a adoção do planejamento financeiro. É importante ter uma planilha que mostre todas as despesas fixas da empresa, para que o gestor possa programar quais serão os gastos do período e quais as entradas de capital. Esse controle também pode ser obtido através da implantação de um software, tornando o processo mais simples e ágil.
2. Seja organizado
A boa organização permite o desenvolvimento de relatórios e atesta maior confiabilidade nas informações que você irá analisar para se planejar e controlar melhor as finanças. Dessa forma, fica mais fácil “prever” o que irá acontecer financeiramente, e garante que a empresa não passará por apertos para saldar os seus compromissos.
3. Realize o controle de todos os gastos
Para o planejamento ter êxito, é importante que o controle financeiro de gastos seja feito, para que você possa assegurar os bons resultados. Isso só será alcançado se seu negócio vender e, consequentemente, receber mais do que gastar. Dessa forma, é preciso manter o controle dos gastos fixos e dos gastos variáveis, e fazer uma análise diária do fluxo de caixa, de forma que sempre existam recursos para honrar seus compromissos.
4. Pague as contas em dia
Uma das maneiras de evitar gastos sem necessidade (juros e multas) é procurar quitar as despesas em dia. Dessa forma, você precisa ter o fluxo de caixa da empresa atualizado, para poder garantir o pagamento das contas sem atrasos.
Caso seu empreendimento não esteja em boas condições financeiras, e se encontre, por exemplo, com despesas em aberto, verifique quais delas podem ser negociadas com os credores, para diminuir o valor de juros e multas a ser pago.
5. Antecipe pagamentos que ofereçam desconto
É sempre inteligente verificar se há contas que oferecem descontos para pagamentos feitos antes da data de vencimento. O pagamento antecipado, além de gerar economia de recursos, faz com que sua empresa conquiste crédito e boa imagem perante os seus fornecedores.
6. Cuide para que não haja endividamento
Você precisa ter bastante cuidado com a possibilidade de endividamento de seu negócio. A regra básica de uma boa gestão financeira é gastar menos do que se ganha.
Por isso, o gerenciamento das informações referentes às contas a pagar deve ser feito de forma sistemática. A dívida da empresa precisa ser controlada, para que as contas não se tornem impagáveis por falta de geração de recursos.
7. Negocie com seus credores
Com todas as informações organizadas e a análise de relatórios feita, é possível que você consiga prever se haverá um momento em que o fluxo de caixa da empresa não conseguirá honrar suas dívidas.
Para evitar problemas junto a seus fornecedores e evitar o acúmulo de juros, você pode negociar a mudança nos prazos para pagamentos de determinadas contas, evitando que haja necessidade de tomar empréstimos e se endividar ainda mais.
O bom controle das entradas e das saídas da empresa contribui para que todos os compromissos sejam honrados e que haja sobra de capital para ser reinvestido na empresa, garantido o crescimento do seu negócio.
Fonte: guiaempreendedor