console.log("erg")

Os maiores erros de controle de estoque

O controle de estoque é um dos pilares mais importantes de um negócio. Não é exagero dizer que qualquer falha nele pode comprometer toda a estrutura. A importância de um bom controle de estoque é indiscutível. Por isso, é fundamental que toda empresa invista na boa qualidade do seu gerenciamento.

É necessário bastante atenção a essa área e o primeiro passo é criar uma rotina de estoque e um dos passos na hora de criar a rotina consiste em evitar erros.

Veja os principais erros que ser sempre evitados:

Excesso
Ter em estoque mais do que é necessário gera, pelo menos, dois problemas: mais despesas para manter e desperdício. Produtos encalhados tanto exigem mais esforços e verbas para conservação quanto podem estragar. Essa é uma fórmula que não tem como gerar um resultado positivo. Ou você perde por gastar mais que o necessário com a manutenção ou perde produtos já pagos. Na pior das hipóteses, gasta-se muito e o produto estraga.

Falta
Um estoque cheio demais pode ser tão problemático quanto um deficitário em produtos. Por isso, é fundamental encontrar um meio termo. Um estoque desabastecido pode gerar problemas como perda de vendas, por falta de produto, e indisposição com clientes, no caso de se descobrir após a venda que o produto está indisponível.

Falhas no picking
Define-se como picking a atividade de separação e preparação de pedidos no estoque para entrega ao cliente. Muitas vezes, por falta de conhecimento ou atenção, a empresa peca nessa parte, gerando também mais despesas e conflitos com clientes. Não são raros os casos de envios de produtos errados, produtos com defeito, fora do prazo prometido e outros problemas.

É importante citar também, o caso das entregas quase que simultâneas das empresas que trabalham com delivery. A estrutura deve ser muito organizada e o controle de estoque não poderá estar em desacordo pois não há tempo hábil para imprevistos. No ramo de alimentos então, a atenção deve ser redobrada. Neste caso para atender o pedido, a matéria-prima terá que estar disponível naquele momento não havendo a possibilidade de negociar com fornecedores uma entrega mais urgente como é o caso de outros produtos. E nem negociar com o cliente um atraso pois se não tem matéria-prima na hora do fazer o pedido perderá aquele pedido e o cliente também que não foi atendido.

Métodos obsoletos
Ainda há empresas que resistem à informatização. Isso é um problema. Já está mais que provado que sistemas informatizados minimizam os erros e aceleram os processos. Ainda há empreendedores que preferem apostar em métodos manuais e obsoletos.

Por isso, é fundamental trabalhar com softwares de controle de estoque.

Mas lembre-se: De nada adianta ter um software cheio de recursos se não é criada uma rotina para alimentar o software e ter as informações em mãos para administração do estoque.

Não fazer inventário
Não inventariar um estoque é, simplesmente, entregar seu negócio à própria sorte. Sem saber o que se tem, não é possível avaliar o que falta nem prever estratégias efetivas de vendas, comparar cenários e produtos mais e menos vendidos.

Fonte: meusucesso.com



Deixe um Comentário

Seu e-mail não aparecerá no comentário. Os campos obrigatórios estão marcados com (*).

Você pode usar estas tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>