Em uma empresa de varejo, gerir estoques pode ser resumido como a função de equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria.
Sendo assim, um dos indicadores de desempenho mais relevantes para essa atividade é justamente a velocidade dessa movimentação, o famoso giro de estoque.
A gestão desse ponto pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de um negócio.
A gestão de estoque da empresa deve ter como objetivo a obtenção de um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes, dispondo do menor capital possível e, ao mesmo tempo, oferecendo um serviço de qualidade aos consumidores.
O atendimento ao cliente é vital para a saúde da empresa, sendo assim, ter o produto em estoque e atender a demanda para reduzir o prazo de entrega do produto faz do controle de estoque uma arte prioritária.
Para que isso seja viabilizado, a movimentação de estoque deve ser sistematizada por meio de normas de entrada e saída. É nesse contexto que entra o controle físico e financeiro de estoque, com o objetivo principal de trazer informações sobre a quantidade disponível de cada item no estoque e seu correspondente valor financeiro.
Com o gerenciamento eficaz do estoque alguns dos pontos mais vulneráveis podem ser resolvidos:
- Utilização do capital de giro de maneira adequada, já que não há gastos desnecessários com o armazenamento de mercadorias.
- Menos atrasos para fornecer componentes e outros materiais.
- Suprimento da demanda conforme a necessidade.
- Impedimento de desvios de materiais e produtos.
- Menos obsolescência nas mercadorias, já que é possível identificar os produtos que estão há mais tempo no estoque e vendê-los antes de ficarem obsoletos ou vencidos.
- Adequação às cotas de fornecimento.
- Liberação de espaços produtivos, porque o local destinado ao estoque pode ser menor.
- Identificação dos produtos com pouco giro, traçando estratégias para eles.
- Entendimento sobre como o estoque impacta nos resultados financeiros da empresa.
- Desenvolvimento de estratégias para o atendimento ao cliente e o capital de giro.
Gerenciar o estoque é uma ação que trará benefícios para a sua empresa e para as finanças do seu negócio.