Estão lançados grandes desafios para 2018.
Assim também estavam lançados para 2017, 2016, 2015…
Da economia espera-se recuperação. Da política não se espera nada além de mais e mais decepções.
A despeito de tudo o que não está ao alcance da nossa interferência decisiva, precisamos continuar em frente e pôr nossos planos e ideias em movimento. Se estamos motivados ou não, a diferença se dará apenas nos nossos resultados e não no grau de dificuldade para atingir nossos objetivos.
A diferença se dará na percepção do esforço que faremos. É muito difundida ideia de que trabalhar motivado, feliz e esperançoso faz com que nosso esforço pareça menor do que realmente é, e ao contrário, trabalhar desmotivado faz tudo parecer mais difícil. Então podemos supor que o esforço é o mesmo, estando ou não motivado.
Assim, nestes tempos de final de um ano e o início de outro, é comum a sensação de cansaço por tudo que foi feito durante o ano corrente e, ao mesmo tempo, já estamos nos comprometendo com projetos para o próximo ano. Algumas vezes o projeto para o próximo ano é resolver os problemas que protelamos no ano atual. Convenhamos que isso não é motivador.
O que é realmente motivador?
Essa é uma pergunta que pode ser respondida olhando o dicionário, mas cujo objeto é diferente para cada um de nós. A pergunta é: por qual motivo fazemos o que fazemos? Quando a resposta a esta pergunta expressar um desejo, uma vontade, uma ambição, então significa que estamos positivamente motivados e o que fazemos é uma recompensa. Ao contrário, se a resposta representar uma obrigação, uma falta de alternativa, significa que nossa motivação é uma carga negativa e o resultado nunca trará a satisfação que deveria.
Todos os dias se inicia um novo ano. Todos os dias teremos mais 365 dias pela frente para realizar nossos projetos, sejam eles quais forem. O desafio é encontrar o nosso motivo e tomar as atitudes que nos impulsionem na direção dele. O motivo é o que justifica nossas atitudes.
Todos os dias, quando iniciamos nosso expediente, estamos motivados a implementar novas funcionalidades ao nosso Frente de Caixa, tornar mais amigável nosso aplicativo (app) de atendimento, ter um site mais atraente, um e-commerce (loja virtual) que ajude nossos clientes a vender mais, atualizar nossa NF-e, aprender novas tecnologias, integrar nossos sistemas mais e mais. Essa são nossas atitudes e nosso motivo é a satisfação de saber que concorremos e temos sucesso com os maiores e melhores do mercado, num processo de evolução contínua.
O novo período que se inicia a cada dia será vivenciado sempre com muito mais leveza se o motivo pelo qual agimos nos faz sentir que vale a pena. Concentremo-nos no motivo.